Conceito de Síndrome do Impostor

Sindrome-ImpostorA síndrome do impostor é um fenômeno psicológico que mostra a crença irracional de uma pessoa que tem a sentimento de baixa autoestima. Apesar das conquistas profissionais, dos êxitos acumulados ou das boas ações realizadas, a pessoa que vive esta sensação do impostora experimenta a crença interior de que não um mérito real por certo objetivo.

Sensação de ter recebido um êxito não merecido

Existe um sintoma que mostra esta falta de confiança em si mesma. Por exemplo, existem pessoas que se sentem muito incômodas quando recebem elogios externos porque em seu interior, não acreditam que aquilo que estão escutando seja o certo.

Uma pessoa que sofre a síndrome do impostor pode experimentar a insegurança de sentir que nunca está suficientemente preparada para alcançar determinado objetivo. Ou seja, é uma pessoa que desmerece seus êxitos, seu currículo e suas conquistas pessoais porque não valoriza esses dados. Esta falta de segurança e confiança em si mesma lhe causa uma luta interior constante.

O caminho estreito que separa o sucesso do fracasso

A pessoa que tem a síndrome do impostor convive com a luta interna de temer que em algum momento possa ser descoberta, ou seja, pode ser colocada em evidência e delatada sua ignorância. Um chefe que sofre de síndrome do impostor teme que em algum momento um dos seus funcionários aborde alguma dúvida que não saiba responder. Vale ressaltar que, muitas vezes, este tipo de síndrome acontece com mais frequência em profissionais competentes de trajetória brilhante.

Qual poderia ser a explicação deste fato?

Que em relação ao nível de conhecimento, o ser humano é mais consciente de tudo aquilo que desconhece como bem expressou Sócrates através de sua frase magistral: “Só sei que nada sei”.

No interior de um profissional convive também esta vertigem emocional com a obtenção do sucesso e a possibilidade de perda, pois o caminho que separa ambas as vivências pode ser muito estreito. A síndrome do impostor não tem o porquê mostrar um problema de baixa autoestima, mas que, simplesmente, pode refletir uma insegurança do profissional que é consciente de que não pode controlar tudo. É importante lembrar que os erros são uma oportunidade de aprender algo novo.

Foto: Todor Tsvetkov I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Síndrome do Impostor. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sindrome-de-impostor >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Síndrome do Impostor