Conceito de Síndrome de Angelman

Sindrome-de-AngelmanA saúde é um bem essencial, uma necessidade básica para o ser humano. Entretanto, apesar do avanço da medicina, existem algumas doenças que mostram a vulnerabilidade do homem. E uma destas doenças é a síndrome de angelman, trata-se de um distúrbio de ordem genética. Entre as consequências desta doença, vale destacar o atraso mental no desenvolvimento do paciente.

Na verdade, o paciente desenvolve os seguintes sintomas médicos: baixa capacidade linguística de comunicação, onde o paciente se comunica através de gestos e sinais; dificuldades comunicativas; baixa coordenação dos movimentos; falta de capacidade de manter o equilíbrio com naturalidade. A pessoa que sofre com a síndrome de angelman também se caracteriza por mostrar uma aparente sensação de alegria constante, isto é, o sorriso é aquele que define sua linguagem corporal. Trata-se de uma síndrome pouco frequente que do ponto de vista estatístico atinge em torno de 1 caso entre cada 15 e 30 mil nascimentos.

Trata-se de uma doença que traz uma complicação adicional e seu diagnóstico não pode ser determinado no mesmo momento do nascimento de um bebê, uma vez que os efeitos desta doença são mais visíveis em outras etapas do seu desenvolvimento. Isso faz com que esse distúrbio seja diagnosticado com frequência assim que a criança cumpra 3 anos de idade. Entre os sintomas da síndrome de angelman está a dificuldade de manter a atenção.

Do ponto de vista do tratamento, uma vez realizado o diagnóstico pelo médico, vale destacar que não existe uma cura definitiva para essa doença, entretanto, existem tratamentos que podem ser eficazes para amenizar alguns de seus efeitos. Hoje em dia também são realizadas terapias que oferecem importante apoio para o paciente como a musicoterapia. Vale ressaltar que a doença não afeta da mesma maneia a todos os pacientes. Algumas pessoas podem falar enquanto outras não. Do mesmo modo, existem pessoas que sofrem desta síndrome e tem plena consciência de si mesmas, ou seja, cada paciente é único e exclusivo e tem suas peculiaridades específicas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Síndrome de Angelman. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sindrome-de-angelman >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Síndrome de Angelman