Conceito de Sindicato

SindicatoConsiderando um dos conceitos sócio-políticos mais importantes da época moderna, o conceito de sindicato é aquele utilizado para referir-se a grupos de pessoas que compartem um espaço trabalhista em comum e se reúnem com fins solidários entre si.

O termo sindicato se origina do grego ("syndike", que significa justo, protetor) e começou a ser utilizado na atualidade a partir dos fenômenos causados pela Revolução Industrial e pelo surgimento de empresas industriais na Gran Bretanha e outros países europeus. O sindicato apareceu, então, como um espaço de reunião em que os diversos operários e trabalhadores se encontravam para fazer seus pedidos e reclamações, de modo que pudessem ser escutados pelos patrões ou chefes. O sindicato é baseado, desta maneira, na ideia de um grupo de pessoas que podem exercer maior pressão e obter melhores resultados em suas reivindicações do que poderia conseguir uma pessoa sozinha.

Os sindicatos modernos representaram por muito tempo fielmente os interesses dos trabalhadores, pois estavam compostos por eles mesmos, organizados em suas teorias e legislações pelos interesses trabalhistas. Baseados em uma ideia mais imparcial de distribuição de poder, os sindicatos se organizam a partir da eleição de delegados que são rodados e não tem uma hierarquia, pois são apenas representantes do total de companheiros contra os líderes.

Tradicionalmente os sindicatos mais fortes e firmes são aqueles que tiveram a ver com atividades essenciais para a economia, embora em certos períodos do século XX a maioria dos sindicatos possuíssem as mesmas características.

Hoje em dia, o conceito de sindicato é bastante menosprezado, especialmente se você considerar que os sindicatos atuais deixaram de ser uma instituição representativa dos trabalhadores por excelência. Neste sentido, tanto os interesses quase mafiosos de muitos sindicatos, o desejo de poder de muitos líderes sindicais e outros fenômenos, tais como a alteração do sistema trabalhista (que faz que um trabalhador possa mudar de categoria e ofício inúmeras vezes ao longo de sua vida devido às necessidades econômicas) são fatores de grande importância na hora de marcar a decadência do sindicato como união representante e defensora dos interesses dos trabalhadores, apesar de que ainda existam em muitos países.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sindicato. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sindicato >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sindicato