Conceito de Sindicalismo

Sindicalismo

Velar pelos interesses dos trabalhadores, a primeira lei

Em nosso idioma conhecemos a palavra sindicalismo como o sistema que trata exclusivamente de representar e velar pelos interesses dos trabalhadores perante aos empregadores.

Sem dúvidas, o sindicalismo tem sido uma das principais conquistas obtidas pelos trabalhadores desde a época em que a industrialização se instalou no mercado de trabalho. O mesmo chegou a organizar e reivindicar os direitos dos trabalhadores após a Revolução Industrial e a intensificação de suas tarefas que eram vistas em algumas circunstâncias como “escravizadas” por seus empregadores.

O sindicato, a base da ação sindicalista

Podemos dizer que a instituição ou entidade que torna efetivo o trabalho de sindicalismo é o sindicato.

Vale destacar que não há um único sindicato, nem menos um único sindicalismo. Com o tempo e o desenvolvimento das indústrias, o sindicalismo foi diversificando-se e assim se instalou no campo trabalhista com o surgimento de vários sindicatos que passaram a representar um setor de trabalho em particular. Assim está, por exemplo, o sindicato dos caminhoneiros, dos servidores públicos, dos bancários, metalúrgicos, entre outros.

Negociar as melhores condições de emprego

No entanto, todos os sindicatos, sem exceções, têm como objetivo final melhorar e aprimorar a situação trabalhista de seus associados. Esta ação se materializa através de um trabalhador que assume a função de líder e se encarrega de negociar as melhores condições de trabalho diante dos empregadores ou do estado, conforme corresponda, entre as quais se destacam: a redução do horário de trabalho, assistência médica para toda família do trabalhador, compensação de horas extras, etc.

Íntima relação com a política

Embora o sindicalismo deva se preocupar exclusivamente em defender os trabalhadores apesar do partido político no comando, pode-se dizer que há uma íntima relação existente entre sindicalismo e política, inclusive, muitos líderes sindicais costumam ter relações políticas com o governo atual para conseguir mais poder a seu sindicato e melhores condições para seus associados.

Manifestações e greves, ações básicas de protesto

Ao longo da história, o sindicalismo foi desenvolvendo diversas ações para promover e pedir seus direitos, das quais entre as mais populares estão as greves, que se caracterizam pela paralisação das atividades de trabalho por um período de tempo estabelecido pelo sindicato; por outro lado, estão as mobilizações através das manifestações.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sindicalismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sindicalismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sindicalismo