Conceito de Sinceridade

SinceridadeA sinceridade é uma atitude que as pessoas podem ter de enfrentar sua vida e é caracterizada pelo uso de honestidade e verdade em todas as áreas da vida cotidiana. A sinceridade é um dos elementos ou dos valores mais importantes e mais louváveis de uma pessoa, pois se baseia em ser e agir como uma pessoa é, sente ou pensa, deixando de lado qualquer tipo de fingimento ou hipocrisia. A sinceridade é sempre atribuída a crianças e aos loucos, duas figuras sociais cuja condição não é tão ligada a padrões de comportamento social (o que às vezes pode nos fazer agir de maneira diferente do que pensamos) e, portanto, não tem medo ou consciência de dizer o que realmente pensam.

A sinceridade é, sem dúvida, uma das características mais louváveis e nobres que uma pessoa pode ter. Tal como se afirma que é para viver em melhores condições dentro do espaço social. As pessoas que não são sinceras muitas vezes também sofrem, pois elas não podem exibir-se em espaços públicos e sociais que frequentam, gerando com isto angústia, raiva ou ira. Em muitos casos, a falta de sinceridade é dada a partir da timidez de uma pessoa, do medo de dizer algo que não vai ser aceito e com isso, adoecer em seus grupos. Em outros casos, a hipocrisia ou a falta de sinceridade são especificamente procuradas para obter certos resultados, mas em ambos os casos gera algum conflito na pessoa que não pode mostrar e assumir como é.

Enquanto na maioria dos casos, a sinceridade é uma atitude positiva em certo sentido, também pode significar algo negativo. Isso acontece no que diz respeito a não ser capaz de adaptar-se adequadamente a diferentes áreas e sempre dizer a primeira coisa que se vem à mente sem medir as consequências, as formas ou o público. O excesso de sinceridade pode ser visto como intruso ou agressivo em alguns casos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sinceridade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sinceridade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sinceridade