Conceito de Sinal de Trânsito

Sinal-TransitoOs sinais de trânsito são aquelas placas que têm a finalidade de organizar o trânsito veicular, a circulação de pedestres, motociclista, ciclistas, entre outros e que invadem as ruas, avenidas e rodovias.

Basicamente os sinais de trânsito contêm informação importante e nos servem de guia pelas ruas ou avenidas para indicar como devemos nos comportar, desde o papel que devemos ter para circular de maneira correta, segura e evitar qualquer tipo de sinistro viário que possa ocorrer em nossas vidas ou de qualquer outro ser que possamos cruzar.

Infelizmente, na atualidade, os acidentes de trânsito são os principais causadores de mortes para pedestres, motociclistas e motoristas, registrando números impressionantes. A negligência, a desatenção por estar distraído com celulares ou outros dispositivos, ou simplesmente a imprudência são algumas das causas deste flagelo. Por isso é imprescindível que as autoridades deste setor e os meios de comunicação abordem e divulguem o respeito aos sinais de trânsito. Essa ação contribuirá diretamente em proporcionar ruas, avenidas e rodovias mais seguras.

Vale destacar que os sinais de trânsito são universais, ou seja, são símbolos de caráter universal entendidos em qualquer parte do mundo por qualquer língua. Todo indivíduo pode compreender mesmo que esteja circulando por outro país.

Existem inúmeros sinais de trânsito, por isso aparecem agrupados em diversas categorias e devem ser ensinados para que se tenha o conhecimento de cada.

Por um lado estão as regras que comunicam: proibição, restrição ou prioridade. Estas indicam: proibido estacionar, largura máxima permitida, circulação exclusiva de bicicletas, respectivamente.

Em seguida estão os sinais preventivos subdivididos em máxima periculosidade e aqueles que são físicos, ou seja, que indicam alguma característica especial do caminho a seguir, por exemplo, um cruzamento ferroviário e um caminho sinuoso, respectivamente.

E finalmente estão os sinais informativos que têm a função de informar as distâncias, características das vias, pontos turísticos e serviços das cidades destinatárias.

Embora nem sempre estejam presentes porque dependem de algum fato concreto, existem também os sinais transitórios que têm a função de advertir sobre a realização de alguma obra em construção ou manutenção.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sinal de Trânsito. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sinal-de-transito >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sinal de Trânsito