Conceito de Sinal

SinalO termo sinal se refere a um símbolo, gesto ou outro tipo de signo cuja função é a de avisar ou informar sobra alguma questão. Entretanto, o sinal substitui a palavra escrita ou oral, conforme corresponda. Elas geralmente respondem às convenções da sociedade ou em grupos, por isso são facilmente compreendidas e interpretadas por quase todos...

Quando o sinal representa algum símbolo, ele se localiza em lugares visíveis e apresenta diversas cores e formas, geralmente são chamativos para despertar a atenção das pessoas e tem como função comunicar informação muito importante para a vida e o cuidado da saúde.

No caso dos sinais realizados através de gestos, eles são realizados pelas pessoas através das mãos, braços e pernas. Assim mesmo, os sinais podem estar representados de outras maneiras, por exemplo, com sinalizadores ou até utilizando algum tipo de luz, como a dos faróis nas costas, especialmente quando se trata de navegação marítima.

Por outro lado, um sinal pode manifestar-se através da variação de uma corrente elétrica ou qualquer outra magnitude física utilizada com o objetivo de transmitir informação.

O sinal também é colocado em uma marca com o objetivo de distinguir das outras. Por outro lado, também em uma cicatriz, marca na pele ou em qualquer outra superfície que tenha deixado algo.

Além disso, o sinal também se refere a uma quantidade de dinheiro que se adianta ou antecipa em alguns contratos ou na realização de alguma compra. Por exemplo, deixei 300 dólares de sinal num móvel que comprei para minha farmácia.
No entanto, de todas estas, os mais comuns que encontramos no cotidiano são os sinais de trânsito e de perigo. Os primeiros são signos colocados em postes ou pintados nas ruas ou rodovias para mostrar informação que tanto os automóveis como os pedestres necessitam para transitar sem perigo. E os de perigo são aqueles utilizados para advertir as pessoas que se encontram ou estão em uma zona perigosa para sua integridade, pelo qual deveriam evitá-la ou então, tomar as devidas precauções.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sinal. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sinal >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sinal