Conceito de Sinagoga

SinagogaA sinagoga é o espaço para que os crentes judeus compareçam para celebrar cerimônias religiosas. A sinagoga é o equivalente da igreja cristã e seu nome vem da língua grega que significa "lugar de reunião". Em termos de origem, há muitos documentos e fontes que nos levam a considerar a sinagoga como uma das mais antigas instituições religiosas no universo.

Apesar de ser comparável à igreja cristã, a sinagoga não é apenas um lugar de oração nem a realização de práticas religiosas. Isso ocorre porque o espaço total que pode ocupar um centro religioso judeu (ou sinagoga) são também salas onde se estuda religião, espaços de oração e vários tipos de escritórios ou salas dedicadas às tarefas administrativas.

A diferença do que acontecem com as igrejas católicas que mantêm características arquitetônicas e designers bastante similares, as sinagogas podem adquirir inúmeras formas, tamanhos e modelos, sendo algumas completamente simples e outras extremamente luxuosas e opulentas. Em muitos casos, as sinagogas são construídas de acordo com o estilo arquitetônico predominante na região, utilizando materiais e modelos semelhantes.

Uma das partes mais importantes do interior de uma sinagoga é o espaço onde se lê a Torá ou Livro Sagrado dos judeus. Este espaço é conhecido como o Arco de Torá ou Arca Sagrada. Este arco é a plataforma a partir da qual podemos ler os rolos de Torá, uma plataforma que atende pelo nome de Bimah. Outros elementos importantes são a luz eterna conseguida com uma lâmpada ou vela que permanece continuamente acesa, um candelabro de sete lâmpadas, etc.

Da mesma maneira como acontece com outras instituições religiosas, a sinagoga tem uma grande variedade de atividades sociais que são oferecidas para a comunidade para incentivar a participação e o compromisso com a religião judaica.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sinagoga. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sinagoga >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sinagoga