Conceito de Simplicidade

SimplicidadeA palavra simplicidade se utiliza para mencionar uma qualidade característica do ser humano que tem a ver com o interesse pelas coisas, objetos, sensações e situações simples. Neste sentido, a simplicidade é muitas vezes entendida como humildade, pois é aquilo que faz o indivíduo alguém mais focado, com os pés sobre a terra e com poucas pretensões de grandiosidade.

A simplicidade é a qualidade que faz com que um indivíduo não se interesse por grandes efeitos materiais, mas que possa levar adiante um estilo de vida baseado no simples e no básico. A simplicidade também pode ser aplicada ao espírito e é aí quando se relaciona com o interesse pelas coisas mais transcendentes do que os simples objetos materiais que abundam nossa vida cotidiana e que às vezes nos fazem perder de vista o mais importante.

A simplicidade é característica de muitas ordens monásticas, assim como de algumas religiões que estabelecem que a vida terrena, com seus luxos e exageros, seja insignificante ao lado da vida celestial que nos espera após a morte. É por isso que estas religiões convidam os indivíduos para voltar às fontes da vida, à natureza e às coisas simples, onde permite dedicar seus dias à meditação e à proximidade com Deus conforme sua crença.

O estilo de vida atual de muitas sociedades faz com que virtudes, tais como a simplicidade, caiam em decadência diante do permanente estimulo ao consumo e à aquisição incessante de bens. A simplicidade é, no entanto, possível, mesmo em meio a tal ambiente a partir da obtenção de produtos e itens necessários, fundamentais para as nossas vidas, a partir do desenvolvimento de um estilo de vida confortável, mas sem ostentação e através de situações de felicidade que não se relacionam com o consumo, mas com as experiências vividas e com aqueles que nos rodeiam.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Simplicidade