Conceito de Simpatia

SimpatiaO termo simpatia se refere aos sentimentos e sensações de afinidade com algumas pessoas que estabelecem pontos de encontro em diferentes níveis ou estágios. Quando falamos de simpatia, também referimos a uma atitude alegre e satisfeita para a vida, pelo qual uma pessoa simpática ou que possui simpatia é entendida como uma pessoa alegre que sempre está bem disposta no trato com os demais. A palavra simpatia provém do grego sympatheia que significa "sofrer ou sentir juntos".

A simpatia é uma característica da personalidade de uma pessoa que possui reações alegres, educadas e agradáveis frente às situações cotidianas da vida. Assim, a simpatia é notada quando uma pessoa cumprimenta as outras, quando enfrenta a realidade com graça e alegria, etc. A simpatia não deve ser entendida necessariamente como sentido de humor, pois a pessoa que tem simpatia não é necessariamente uma pessoa considerada cômica ou engraçada, a não ser que apresente uma atitude agradável e cortês nas circunstâncias que levam a vida. Para muitos, a simpatia não é uma característica constante, pois a vida nos coloca diante de situações complexas e difíceis.

A simpatia também pode ser entendida como uma maneira de demonstrar compaixão ou preocupação pelo outro, especialmente quando o outro passa por situações dolorosas ou complicadas. Uma atitude simpática (ou também antipática) é uma atitude que faz com que a pessoa se sinta próxima ao outro e que demonstre seu companheirismo justamente a partir dessa proximidade em termos de sensações ou sentimentos. A simpatia, neste sentido, não é necessariamente uma atitude alegre, mas sim uma atitude solidária e agradável de uma pessoa com a outra que está sofrendo ou está enfrentando vicissitudes complexas e difíceis.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Simpatia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/simpatia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Simpatia