Conceito de Símio

Simio

Classificação do primata conhecido popularmente como macaco

Dentro do reino animal, os símios são um tipo de mamífero da ordem dos primatas, dos quais pertencem os humanos e seus familiares mais próximos, mais conhecidos popularmente como macacos. Melhor dizendo, os conceitos símio e macaco são sinônimos.

Uma fantástica evolução que os aparenta aos humanos

Os símios integram a subordem antropoide que envolve uma grande evolução dentro da ordem primata, mostra disso é o encéfalo bastante desenvolvido que possuem. São bípedes, ou seja, possuem dois pés, têm focinho pequeno e seus olhos se encontram na posição frontal. Estas características são bastante próximas dos humanos, não é por acaso que se encontram dentro da ordem dos primatas.

Após sofrer uma série de mudanças biológicas produto de diversas questões, os seres humanos se diferenciam dos macacos em vários aspectos, embora muitas ações e características físicas estejam relacionadas aos símios (nossos parentes distantes). Eles sabem compreender expressões, alguns sinais e são capazes de manipular utensílios e ferramentas.

Questões que marcam as diferenças mais substanciais entre símios e humanos

Entre as diferenças mais substanciais que separam os humanos dos símios, devemos destacar o tamanho do cérebro, sendo três vezes maior nos humanos. A este fato podemos atribuir as habilidades intelectuais. Além disso, a disposição da cavidade bucal e das cordas vocais permite articular os sons, falar e desenvolver basicamente uma linguagem de comunicação entre as pessoas.

A espécie de primatas preferida dos humanos

Sem dúvida, por causa da proximidade dessas características, movimentos e ações com os humanos é que dentro do reino animal os símios são considerados os animais mais populares e que despertam maior interesse. É só visitar um zoológico que perceberão como os macacos despertam o interesse e a admiração do público; suas jaulas estão sempre rodeadas de dezenas de espectadores que não querem perdem esse tipo de comportamento “tão humano” que apresentam.

Vejam só esse depoimento: “Eu me lembro muito bem do dia que fui ao zoológico e me deparei com um símio lixando as unhas. Foi incrível!”.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Símio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/simio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Símio