Conceito de Simbologia

SimbologiaA simbologia é o estudo realizado sobre os símbolos. No entanto, o símbolo se refere à representação perceptível que se faz de uma ideia, cujas características estão socialmente aceitas por convenção. O símbolo é um sinal, mas sem semelhança nem contiguidade. Vale destacar que os sinais significam unicamente coisas, ou seja, são meros e simples referências ou imagens de qualquer coisa, e o símbolo, além disso, de significar o próprio, apresenta a função de simbolizar, que é o mesmo que transmitir uma mensagem que surge das ideias que simbolizam o símbolo em questão.

Há símbolos referentes a diferentes associações, sejam religiosas, políticas, comerciais, esportivas, artísticas, entre outras.

Um símbolo pode estar composto por informação real, extraída diretamente do ambiente e que, portanto, será difícil de reconhecer e também por formas, cores, texturas, entre outros, que são elementos visuais que não tem nenhuma semelhança com os objetivos do ambiente real. Os símbolos podem ser classificados como simples, complexos, escuros, óbvios, inúteis, eficazes, etc.

E em relação ao valor da ação que apresentam, o mesmo é determinado pelo nível de penetração na mente que recebem, ou seja, o reconhecimento e a memória despertada.

O simbolismo é o ramo do conhecimento que estuda um conjunto ou sistema de símbolos, por isso é a parte especializada da semiótica, disciplina que é encarregada de examinar os símbolos como aspectos da vida social.

O símbolo nacional, por exemplo, é aquele que uma nação em particular adota para representar através dos seus valores, objetivos, histórias, riquezas e que identificam e distinguem do resto. Geralmente, os símbolos nacionais criam um sentimento de pertence entre os cidadãos do país quando adotam e tendem a se reunir em torno dele. A bandeira, o emblema e o hino são os símbolos nacionais mais populares.

Além disso, o conjunto ou sistema de símbolos é chamado de simbologia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Simbologia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/simbologia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Simbologia