Conceito de Símbolo Pátrio

Simbolo-Patrio

Elementos que representam o ser nacional de um país e que estão vinculados a sua história

Os símbolos pátrios são aquelas figuras, imagens, objetos, entre outros, que têm a missão de representar e assim mesmo diferenciar uma nação das outras. Geralmente sua formação está vinculada à história política e aos valores que representam, como também pelos personagens mais relevantes de sua história.

Além das imagens, costumam vir acompanhados de alguma palavra ou frase ilustre, também vinculada à história política.

Entre os símbolos pátrios mais notáveis estão: as bandeiras nacionais, os escudos, o hino, o animal e a flor, entre outros.

A bandeira nacional

A bandeira nacional é sem dúvida o símbolo pátrio por excelência e na maioria dos casos seu desenho é resultado do trabalho realizado no passado por patriotas e dirigentes destacados que, diante de algum confronto bélico com outra nação, criaram a bandeira para diferenciar-se do grupo inimigo e ter orgulho após o triunfo alcançado.

Marcar o domínio territorial e a identidade nacional em uma competição esportiva

A bandeira de um país é utilizada para marcar o domínio de um espaço geográfico, por outro lado, é usada em competições esportivas nas quais participam muitas nações para diferenciar justamente os atletas que pertencem a um país ou outro.

Durante o hino são cantados os valores nacionais

E não podemos esquecer outros símbolos muito importantes como o hino nacional e seu escudo. O hino é uma composição musical cuja letra expõe e destaca os valores nacionais que o país representa.

Trata-se da canção oficial de um país e que entoa quase todos os acontecimentos importantes de sua história, por exemplo, a celebração de alguma jornada patriótica; também nas escolas para comemorar alguma data importante do país; inclusive em eventos esportivos de transcendência internacional como o mundial de futebol, para citar o mais popular, e que antes de cada partida as equipem cantam os hinos.

Respeito aos símbolos pátrios

Como consequência da relevância atribuída a estes símbolos pátrios, devemos destacar que qualquer tipo de ofensa aos mesmos será considerado uma falta gravíssima à identidade nacional e, sem dúvida, haverá uma penalização conforme a gravidade do ato.

Foto: svetikd I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Símbolo Pátrio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/simbolo-patrio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Símbolo Pátrio