Conceito de Símbolo

simboloA palavra símbolo admite vários usos em nosso idioma, no entanto, a forma mais utilizada para essa imagem pretende representar um conceito que seja intelectual ou moral, através da realização de uma analogia, ou a partir de uma convenção social. Isto é, o símbolo é a manifestação de uma ideia ou a expressão de um significado convencional que estabelece semelhança com esse significado.

É importante destacar que os símbolos são amplamente empregados por grupos, associações, indivíduos, entre outros, para representá-los, então, a exibição desse símbolo permite às pessoas reconhecê-los de modo rápido e simples. Por exemplo, uma cruz vermelha é o símbolo mais reconhecível da Associação Humanitária Internacional da Cruz Vermelha, e quando a vemos é claro indicador da presença desta agrupação em cena. Também há alguns artistas que utilizam símbolos em vez de nomes artísticos.

Por outra parte, os países dispõem de vários símbolos nacionais, locais, que os singularizam perante o resto, tal é qual, o caso da bandeira, o escudo, entre outros. E a religião em geral também emprega uma fabulosa quantidade de símbolos para expressar diversas ideias.

Os símbolos tiveram uma forte presença nas culturas passadas, nas analfabetas e nas pré-alfabetizadas, mas também, os tem nas alfabetizadas, e nas culturas hiper - tecnológicas que predominam hoje em dia como consequência que o símbolo é um elemento muito eficaz de transmitir um conceito e ideia, especialmente porque um elemento visual e sua simplicidade estrutural fazem com que se fixem rapidamente na percepção e também na memória.

Por outro lado, na Química, o símbolo é a letra ou conjunto de letras com as quais se denomina a um elemento simples ou composto. A mesma ou as mesmas se encontram previamente estabelecidas. Assim o carbono simboliza a letra C maiúscula e o oxigênio com a letra O maiúscula. E no monetário, um símbolo é o emblema ou a figura que se acrescenta às moedas ou medalhas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Símbolo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/simbolo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Símbolo