Conceito de Simbolização

SimbolizacaoA psicoanálise é uma das escolas da psicologia mais importantes que existe. Na teoria da psicoanálise, há uma informação importante sobre o homem que fica no plano do inconsciente. Assim acontece, por exemplo, com os impulsos reprimidos. Neste artigo vamos analisar o que é a simbolização, um dos conceitos essenciais da teoria da psicoanálise.

O poder do símbolo envolve uma interpretação para decifrar seu significado. Existem várias áreas da realidade e da cultura com grande conteúdo de símbolos, este é o caso, por exemplo, da religião que utiliza os símbolos como meio de expressão espiritual. Do mesmo modo, os mitos como meio de descobrir a realidade através do hábito de contar histórias também tem alto conteúdo de símbolos. O mesmo ocorre no caso das fábulas que transmitem uma história específica e com alguma moralidade. A arte é outra área cultural que com alto conteúdo simbólico.

Na psicoanálise, Freud, como maior representante deste ramo da psicologia, explica que os símbolos têm uma interpretação de caráter sexual. No plano da psicoanálise, os sonhos também têm alto valor simbólico que podem ser interpretados. O sujeito tem uma divisão entre o consciente e o inconsciente, assim como o símbolo se conecta com ambos os planos. O símbolo substitui algo específico. No caso de um símbolo mental, trata-se de uma representação que substitui um elemento ou um atributo de algum objeto.

Os símbolos têm alto poder na compreensão do ser humano, pois se manifestam através das fantasias da imaginação e dos sonhos, quando as crianças fazem seus desenhos, durante suas brincadeiras nas horas de lazer e através dos contos que transmitem alguma mensagem.

O símbolo tem um significado transcendente, portanto, é importante buscar o que se esconde por detrás dele e entender esse significado simbólico. Através de um processo psicoanalítico é possível aprofundar as raízes do valor de um símbolo. Entretanto, nem todos os fatos que acontecem na vida são concretizados através de um símbolo, por exemplo, no caso de um fato traumático em que a pessoa não pôde processar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Simbolização. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/simbolizacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Simbolização