Conceito de Simbólico

O termo "simbólico" atua como um adjetivo qualificativo que serve para designar tudo que expressa um simbolismo, algo não concreto ou evidente. O simbólico é causado por causa da presença de símbolos. Os símbolos podem ser qualquer tipo de representação gráfica, oral ou gestual que substitua uma ideia, uma forma de sentir, uma opinião, etc. É claro que tudo aquilo que é simbólico faz parte também da linguagem e da comunicação entre os homens, tornando inclusive em algo mais complexo do que concreto, pois para que algo tenha simbolismo deve-se possuir um nível de abstração que nos permita entender que isso substitui a ideia e não é a ideia em si.

Para compreender melhor a ideia de que algo seja ou não simbólico, devemos primeiro entender o conceito de símbolo. O ser humano ao desenvolver a linguagem e a comunicação tem criado diferentes tipos de símbolos cujo objetivo não é mais do que representar algo que não está no lugar e no tempo. Assim, desde os tempos pré-históricos em que o homem desenhava em suas cavernas, foi criado um símbolo que possuía um significado especial e que, neste caso, tinha também um sentido mágico de pensar que ao ser pintados os animais, seriam mais fáceis de caçar.

Um símbolo não é apenas um desenho ou uma figura. As mesmas letras e números são elementos simbólicos de sons que faz com que uma pessoa fale ou de quantidades que podem ser observadas na realidade. Podemos dizer que tanto a matemática quanto a linguagem são áreas simbólicas de conhecimento porque são representadas através de símbolos.

Assim, o simbólico pode ser descrito como tudo aquilo que é representado através de um símbolo. É importante que esse símbolo que cobre o valor ou o significado cobrado seja aceito por todas as pessoas que participam dessa linguagem. Então, é evidente que uma nuvem em um prognóstico climático represente um dia nublado; que um coração represente o amor e o carinho; e que um piscar de olhos signifique (em algumas culturas) confiança e acordo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Simbólico. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/simbolico >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Simbólico