Conceito de Silêncio Incômodo

O silêncio mostra a ausência de palavras existentes entre duas pessoas. Entretanto, este silêncio pode causar diversos tipos de reações por parte dos protagonistas de determinada vivência.

Por exemplo, o silêncio pode ser cúmplice como mostra o apoio emocional de um amigo para com o outro através de um abraço com o objetivo de oferecer, através deste gesto, um consolo emocional e força.

O silêncio íntimo

O silêncio cúmplice mostra um grau de intimidade notável por parte dos protagonistas que se sentem cômodos nesse núcleo de intimidade pessoal, inclusive por meio da ausência de palavras. Entretanto, nem todos os silêncios são cúmplices, na verdade, alcançar este grau de confiança nas relações pessoais não é algo simples.

Cenários intimidados pelo silêncio

Existem silêncios que são muito incômodos, produzem certo nervosismo emocional naquele que deseja romper com as palavras causando certa tensão nesse instante. Existe um exemplo de silêncio incômodo que é muito visual. Subir em um elevador de vários andares com um desconhecido mostra o perfeito incômodo de estar ao lado de outra pessoa num espaço físico reduzido com a qual não tem assunto e não sabe o que falar.

Na verdade, muitas pessoas recorrem ao tema habitual que é comentar sobre o tempo (se está muito frio ou muito calor) para quebrar com esse silêncio incômodo. O silêncio é definido pela ausência de palavras, no entanto, reflete como o ser humano é capaz de comunicar uma mensagem através do silêncio, este que costuma dizer muito e ajuda a pessoa a tomar consciência da realidade.

Tipos de silêncio incômodo

Um dos tipos de silêncio incômodo é aquele que acontece durante um primeiro encontro, por não transmitir a química esperada por parte dos protagonistas e pela conversa que não flui. Desta forma, ocorre certa tensão emocional naquele que se sente incômodo pela presença do outro ao experimentar pouca sintonia e falta de assunto para conversar.

Outro silêncio que pode ser encarado como muito incômodo é aquele que acontece de modo consciente. Ocorre quando uma pessoa está irritada com a outra e a castiga através de uma indiferença absoluta marcada pela ausência de contato. O silêncio de enviar um whatsapp e não obter resposta como também esperar uma ligação sem feedback, reflete como a comunicação nem sempre tem ida e volta, neste caso, o silêncio machuca.

Foto: baona I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Silêncio Incômodo