Conceito de Silêncio

SilencioO silêncio pode ser a abstenção de falar ou em sua falta a ausência do ruído. No contexto de uma conversa ou bate-papo, o silêncio pode apresentar diferentes questões, quer dizer, formar parte da pontuação normal de uma frase quando se termina de comentar alguma coisa, será feito silêncio para dar lugar ao interlocutor responder ao comentário; ou pelo contrário, o silêncio no meio de uma conversa pode ter uma carga dramática relacionada justamente com algo de que está sendo falado.

Então, esta diferença indica a existência de dois tipos de silêncios, o silêncio objetivo (que é a ausência de som sem nenhum outro tipo de conotação) e o silêncio subjetivo (que é a pausa reflexiva empregada com o objetivo de acentuar o que foi dito anterior ou posteriormente ao silêncio).

Chegado o momento do brinde, João pediu a palavra e depois de fazer um pronunciado silêncio comunicou a toda sua família que será pai. Estava falando por telefone com Laura e logo ficou em silêncio por que teve um enjoo que lhe provocou um enfraquecimento.

O silêncio também é a falta ou diminuição de ruído em uma situação e lugar determinado. O silêncio de casa após a partida dos garotos era realmente angustiante. Quando os alunos fizeram silêncio o professor pode recomeçar a aula.
Assim mesmo, na área da música encontramos uma referência para o termo silêncio, dessa maneira, se refere ao sinal que cumpre a função de indicar a duração de uma pausa. Cada nota musical tem seu próprio silêncio, cujos valores correspondem à duração de cada nota. Em muitas ocasiões é definida como uma nota que não é executada. Outro uso da palavra se refere ao efeito de não falar ou não manifestar uma questão por escrito.

Por outro lado, o silêncio também é empregado como um recurso verbal que logo emprega a instâncias da comunicação para significar alguma questão em particular, como a raiva, a depressão, entre outras possibilidades.

O silêncio administrativo, a instâncias do Direito, é o indeferimento tácito de um pedido ou reclamação que ocorreu após o prazo que o governo teve de resolver a questão em disputa.

E a palavra silêncio, no sentido imperativo, é empregada geralmente para mandar uma pessoa ficar quieta. Silêncio, não posso ouvir!

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Silêncio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/silencio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Silêncio