Conceito de Significado

SignificadoO termo significado apresenta várias aceitações. Por um lado, toda palavra tem um significado, ou seja, um signo que representa determinado conteúdo semântico. Neste sentido, tanto um símbolo como uma imagem possuem o mesmo significado, pois os dois expressam uma mensagem ou uma ideia.

Assim, no contexto da comunicação existem três elementos relacionados com qualquer signo linguístico: o significante é o símbolo da linguagem, o significado seu conteúdo e a correspondência entre ambos sua significativa. Por outro lado, o significado se refere da mesma forma que o sentido de uma oração, texto ou mensagem.

A linguística é a disciplina que estuda o significado na comunicação humana. A partir desta perspectiva, é possível falar de afetividade em uma mensagem quando há correspondência entre um conceito e sua referência.

Entendendo o significado das coisas

Linguistas e filósofos de todas as épocas têm refletido sobre os significados e seu papel na comunicação. Pelo menos há um acordo geral sobre uma ideia: precisamos encontrar um significado para tudo que nos rodeia. Desta maneira, tudo aquilo que nos envolve, o que sentimos e pensamos se tornam palavras que possuem um significado. Inclusive existem elementos que são diferentes das palavras, mas que possuem o mesmo significado, por exemplo, um gesto, uma imagem ou sinal convencional. Entretanto, para que algo tenha sentido deve ser traduzido em palavras para ter um autêntico significado.

Necessitamos encontrar um significado: uma razão. Não só para nos entender e expressar, mas também para ter um sentido mais profundo, o que filosoficamente se entende pelo sentido da vida. Temos o impulso e a necessidade de encontrar uma razão de ser, portanto, esta ideia pode ser aplicada às nossas vidas e ações e, em definitivo, à nossa existência.

O problema do significado

A partir de uma abordagem linguística, o problema do significado radica na relação existente entre as palavras e a realidade. Na filosofia, o problema do significado apresenta várias alternativas.

1. Há algo transcendente que dá sentido à vida, por exemplo, Deus.

2. A vida não tem um significado, consequentemente, simplesmente existimos.

3. Diante da ausência de um significado, o ser humano se encontra em um profundo vazio existencial.

De qualquer forma, o problema do significado está sujeito a um debate permanente por onde várias teorias filosóficas tentam dar uma explicação racional em torno de um significado.

Foto: iStock, D3Damon

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Significado. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/significado >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Significado