Conceito de Siderúrgica

SiderurgicaA siderúrgica é um ramo da indústria metalúrgica dedicado à transformação do ferro. Este mineral é transformado normalmente em forno alto através de uma instalação que o funde em uma cápsula cilíndrica por onde o combustível sólido do coque se submete a reações químicas transformando-o em ferro.

A obtenção do ferro na indústria siderúrgica está destinada a outro metal, o aço. No entanto, existem aços que são obtidos diretamente do ferro velho.

Ferro, peça chave por onde se inicia todo o processo

Todos os produtos obtidos do ferro fazem parte da indústria siderúrgica, indústria que possui uma série de metais de grande valor estratégico (o volfrâmio, o níquel, o cromo e o magnésio). A partir desses metais é possível fabricar uma variedade de utensílios relacionados a todo tipo de atividade econômica, tais como a construção civil, a indústria automobilística, a indústria naval, as máquinas pesadas, etc.

A história da indústria siderúrgica

Até o final do século XVIII, o ferro era obtido após esquentar camadas de mineral de carvão vegetal em fornos de vários metros de altura. O resultado desse processo era uma massa de ferro trabalhado em fogo vivo posteriormente submetido a intensos golpes de martelo (assim se conseguia o ferro). Os fornos consumiam tanto carvão que a madeira começou a ficar escassa. Devido a isso surgiu a necessidade de buscar outro tipo de combustível. A Grã Bretanha passou a produzir jazidos de carvão mineral, porém com certa dificuldade.

A descoberta de uma resposta

No início do século XVIII foi encontrada uma solução: utilizar o coque, derivado do carvão mineral, nos altos fornos e assim obter a hulha. Para ativar a combustão nos fornos do coque era necessário injetar uma intensa corrente de ar através da máquina de vapor. Desde então, a indústria siderúrgica começou a fabricar tubos, vigas e chapas, elementos básicos das indústrias pesadas. Este processo industrial foi base de uma nova era, conhecida como Revolução Industrial.

No século XIX, o desenvolvimento industrial se estende desde a Grã Bretanha até o resto dos países da Europa Ocidental. Os procedimentos para tornar o ferro em aço são muito caros, porém em 1850 foi criado um conversor que transformava o ferro em aço. Esta mudança na indústria siderúrgica trouxe consequências para a indústria metalúrgica, indústria têxtil, máquinas agrícolas e para a fabricação de todo tipo de ferramentas.

Foto: iStock, Image_Source_

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Siderúrgica