Conceito » Sexualidade

Conceito de Sexualidade




SexualidadeO termo sexualidade se refere ao conjunto de condições anatômicas, fisiológicas e psicológico-afetivas que caracterizam cada sexo. E por outro lado, a sexualidade também é o conjunto de comportamentos, práticas que se relacionam com a busca do prazer sexual e se necessário à reprodução, e que sem dúvidas, marcarão o ser humano de maneira determinante em todas e cada uma das fases de seu desenvolvimento.

Durante muito tempo, inclusive na atualidade, muitos seguem afirmando que a sexualidade tanto entre os homens como nos animais é instintiva e foi justamente nesse tipo de pensamento que se basearam as teorias para fixar as formas não naturais da sexualidade, entre aquelas práticas que não são destinadas à procriação.

Porém esta visão hoje ficou um pouco superada porque muitos estudos comprovaram fielmente que alguns dos mamíferos mais desenvolvidos como os golfinhos e alguns pinguins apresentam um comportamento sexual diferenciado que inclui a homosexualidade, tão castigada em humanos e também a masturbação e o estupro, incrivelmente. Por esta razão é que a psicologia afirma que a sexualidade deve ou pode ser aprendida como tantas outras questões.

Além disso, a sexualidade está composta de quatro características, como o erotismo, o apego emocional, a reprodução e o sexo genético, que interagem uns com os outros e, especialmente, com os níveis biológicos, psicológicos e sociais.

O erotismo é a capacidade de sentir prazer com o que é chamado de resposta sexual, através de excitação e do orgasmo.

Por outro lado, o apego emocional se refere à capacidade de desenvolver e estabelecer relações interpessoais significativas. A reprodução, além da capacidade de ter filhos, envolve a criação destes e os sentimentos de paternidade e maternidade. E o sexo genético compreende o grau em que se vivencia a experiência de pertencer a uma das categorias dimórficas (masculina / feminina) e será de extrema importância na hora de determinar a identidade sexual.

>> Próximo - Que Conceito >>