Conceito de Sexo

SexoEm matéria de biologia, o sexo se refere a uma condição de tipo orgânica que diferencia o macho da fêmea, o homem da mulher, seja em seres humanos, plantas e animais.

Vale ressaltar que o sexo de um organismo é definido pelos gametas que produzem. O sexo masculino produz gametas masculinos conhecidos como espermatozoides, enquanto o sexo feminino produz gametas femininos chamados de óvulos. Gametas são células sexuais que permitem a reprodução sexual dos seres vivos.

Da combinação de ambos os gametas resultará a descendência que possuem as características genéticas pertencentes aos pais. Os cromossomos serão transmitidos de uma geração a outra em um processo de combinação de gametas.

Cada uma das células terá a metade de cromossomos correspondentes ao pai e outra metade à mãe. As características genéticas estão contidas no DNA ou ácido desoxirribonucleico dos cromossomos.

Já quando os organismos são capazes de produzir ambos os tipos de gametas, são considerados hermafroditos.
Além disso, na linguagem corrente quando se menciona a palavra sexo também pode referir-se a outras questões: ao conjunto dos seres pertencentes ao mesmo sexo, aos próprios órgãos genitais propriamente ditos, por isso é que muitas vezes se usa a palavra como sinônimo de genital; e à sexualidade ou atração sexual.

A sexualidade humana, ou seja, o sexo humano implica comportamentos instintivos que estão intimamente associados aos processos biológicos que ocorrem no corpo, ou seja, se manifestam neles.

A tendência sexual quem mais existe, é a atração entre o sexo feminino e seu oposto masculino, embora, vale ressaltar, que também existe a atração entre o mesmo sexo. A primeira é chamada de condição heterosexual e a segunda de homosexual. Além disso, na bisexualidade, o indivíduo pode ficar atraído sexualmente tanto por homens como mulheres.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sexo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sexo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sexo