Conceito de Setor privado

Setor-privadoO setor privado é o conjunto da atividade econômica que não está controlada pelo estado. Enquanto no setor público o protagonismo está nas mãos do estado, no setor privado a empresa é o elemento fundamental.

Quando dizemos que a empresa privada é o motor deste setor, deve-se levar em conta que não importa o seu volume nem a forma jurídica que possui. Uma empresa pode ser formada por um indivíduo de maneira autônoma ou por milhares de trabalhadores e juridicamente ter uma variedade de opções organizacionais como sociedade limitada, sociedade anônima, sociedade coletiva, união transitória de empresas (Argentina), etc. Em qualquer caso, o principal objetivo do setor privado é o benefício econômico através dos produtos ou serviços que tenta comercializar dentro de um mercado que compete com outras empresas.

Com o objetivo de fazer dinheiro

O benefício econômico é o aspecto fundamental do setor privado, mas não é o único. Deve-se levar em conta que as empresas criam emprego em vários setores econômicos e assim ganham evidência social e não exclusivamente econômica.

Outra questão relevante no setor privado é sua responsabilidade social. Nos últimos anos algumas empresas incorporaram critérios que não são exclusivamente econômicos para orientar sua atividade. Pode-se dizer que a ética e certos valores podem fazer parte do espírito empresarial. Esta realidade recebe uma denominação: a Responsabilidade Social Corporativa (RSC). A característica fundamental desta companhia consiste que sua dimensão social (por exemplo, seu compromisso com o meio ambiente) é de caráter voluntário.

Debate setor privado ou setor público

Há um debate clássico na economia em relação à importância dos dois setores. A partir de algumas posições políticas, defende-se o papel da esfera privada ou da pública. Para alguns, o setor público deve ser mantido e potencializado, uma vez que é uma garantia de igualdade, de justiça social e permite que os desequilíbrios sociais não sejam tão profundos. Para outros, o setor público é ineficaz, muito caro e intervencionista, pelos que entendem que se deve apostar no setor privado como autêntico motor da economia e limitar o público a uma expressão mínima.

A partir de uma perspectiva ideológica, os partidários do setor privado seriam as formações políticas de corte liberal ou neoliberal e os defensores do público seriam as ideologias socialdemocráticas.

Na prática, os dois setores têm relação na área econômica, já que alguns setores públicos são administrados por entidades privadas através de concessões ou contratações de serviço terceirizado.

Foto: iStock - pixdeluxe

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Setor privado. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/setor-privado >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Setor privado