Conceito de Setor Primário

Setor-Primario

A atividade econômica está dividida em setores produtivos

A atividade econômica se encontra dividida em todas as partes do mundo em setores produtivos em relação ao tipo de processo desenvolvido em cada área ou setor.

Cinco setores produtivos

Encontramos qualquer tipo de economia dividido em cinco setores: primário, secundário, terciário, quaternário e quinário.

Atividades econômicas que transformam recursos naturais em produtos primários

O setor primário aglutina todas as atividades econômicas que tratam de transformar os recursos naturais em produtos primários (estes últimos que não dispõem de uma elaboração, mas que terão depois). Ou seja, o setor primário cria matérias primas que serão aplicadas em processos industriais. Entre as atividades típicas deste setor estão as seguintes: agricultura, mineração, apicultura, caça, pesca, entre outras.

Produzem matérias primas que logo atuarão em processos industriais

Todas as atividades mencionadas se preocupam em recuperar os recursos naturais da mesma natureza para conseguir as matérias primas que serão fundamentais para os processos industriais, já correspondentes a outros setores da economia.

Quase nunca as matérias primas conseguidas neste setor chegam de maneira direta aos consumidores e sim por meio de outras mãos que se encarregam de gerar o produto, da mesma forma que chegam às gôndolas dos supermercados para serem adquiridas pelo consumidor final.

Um dos exemplos mais comuns são as frutas e verduras cultivadas no campo. Os agricultores são responsáveis apenas pelo seu cultivo porque logo são vendidas aos mercados.

O que fazem os outros quatro setores da economia?

O setor secundário trata de juntar a atividade da indústria de manufatura com a produção artesanal, neste caso, os bens que chegam do setor primário se transformam em novos produtos.

O setor terciário é responsável por prestar serviços a pessoas e organizações de diversas índoles.

A área quaternária da economia é relativamente uma novidade, pois sua função é complementar os setores já indicados através de ações associadas ao valor da informação, tais como a distribuição e a gestão.

E finalmente o setor quinário tem a ver com as atividades culturais, artísticas e educativas, assim como a indústria do entretenimento também faz parte do processo.

Foto: iStock . Ababsolutum

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Setor Primário. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/setor-primario >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Setor Primário