Conceito de Setor

SetorA palavra setor é um termo que admite vários usos em nosso idioma. Um dos empregos mais utilizados é aquele que se refere a uma parte correspondente de uma classe ou de uma coletividade que se destaca por apresentar características singulares. "O setor mais radical do partido socialista pensou em lançar um novo plano de ação".

Também a palavra setor é usada para referir-se à porção de um determinado espaço ou de um território. "O setor norte da cidade foi o mais afetado pelo temporal".

Neste mesmo sentido, empregamos para indicar diversas seções nas quais está dividida uma empresa ou organização. "João trabalha no setor de carnes do hipermercado e seu irmão no setor de reposição de mercadorias".

Outro emprego habitual da palavra denomina a cada uma das diferentes atividades de produção ou econômicas de uma comunidade. "O setor operário foi o mais afetado pelas novas medidas econômicas de reajuste".

Em matemática, mais precisamente em geometria, encontramos uma referência para a palavra, sendo chamada como a parte de um círculo que se encontra envolvida entre um arco e dos raios, que transitam pelas extremidades do mesmo.

A instância da economia, o conceito de setor apresenta um uso muito estendido para indicar e referir a diversas questões como: o setor econômico (menciona cada parte da atividade econômica), setor de produção (entre outros, setor pecuário, agrícola, de transporte), e dependendo de quem tem a propriedade de produção (setor público, privado, cooperativo).

E na informática também existe uma referência para a palavra setor, pois em um disco rígido, o setor é aquela parte da superfície do mesmo em que é possível armazenar informação.

No entanto, os sinônimos mais utilizados para este conceito são os de seção e departamento.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Setor. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/setor >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Setor