Conceito de Serviço

ServicoPara a economia e o marketing, tão em moda e imprescindíveis nestes dias de qualquer sociedade do mundo, quase que como uma mãe, um serviço é o conjunto de atividades que realizam internamente uma empresa, por exemplo, para poder responder e satisfazer as necessidades de um cliente. É um bem, mas se diferencia porque sempre é consumido no momento em que é prestado.

Embora geralmente o serviço seja intangível como pode ser no caso da gestão de algum tipo de tramite que solicita o cliente a uma empresa, também pode ser tangível no caso, por exemplo, da reparação de algum eletrodoméstico.

Entre as características mais importantes que se adicionam as já expostas de imaterialidade e tangibilidade são:

heterogeneidade, dois serviços semelhantes nunca serão idênticos ou iguais, isto tem a ver com as variações de pessoas ou momentos em que é entregue; a inseparabilidade, tanto consumo ou produção se produzem total ou quase simultaneamente; a perecibilidade, um serviço que não pode ser guardado, principalmente pela inseparabilidade; e ausência de propriedade, aquela que quando se compra um serviço, se adquire o direito de recebê-lo, mas não é o proprietário do mesmo.

No entanto, todo serviço que queira ser bem prestado, deverá seguir os seguintes princípios (seria bom que várias empresas leiam conscientemente e logo aplicassem): atitude de serviço, ter a firme convicção que é uma honra servir, oferecer plena satisfação ao comprador do serviço, se for necessário, se apresentarem alguma contingência, demonstrar que não é impossível achar uma solução ao problema que aconteceu com o serviço, cobrar um serviço que não foi oferecido ou mal prestado, afastar-se de condutas autoritárias, dar o exemplo, isto quer dizer, por exemplo, que uma empresa que presta serviços deve oferecer tanto a seus clientes como aos funcionários o melhor trabalho.

Entre os princípios básicos e no momento em que se realiza um serviço devemos observar os seguintes passos:

qualidade, estabelecer as especificações do produto, um trato amável e cortês (o cortês não tira o valente), estar sempre à frente da satisfação do cliente, cumprir as promessas feitas, não fazer um cliente esperar, isto é o que mais irrita quando adquirimos um serviço, e finalmente, permitir sempre que deem sua opinião mesmo que seja negativa.

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Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Serviço. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/servico >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

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