Conceito de Serventia

ServentiaO ser humano vive em sociedade, no entanto, ele também pode ser influenciado pelo individualismo de viver em si mesmo.

Criar uma sociedade feliz baseada no bem comum significa ter disposição para o serviço, ou seja, de ajuda ao próximo. A serventia mostra a amabilidade de uma pessoa em tratar a outra. Uma virtude que pode ser classificada como sinal de generosidade emocional, tornando a vida do próximo mais agradável.

Uma expressão de solidariedade desde o vizinho que está ao nosso lado

É possível mostrar a serventia como nosso vizinho através da prestação de um favor qualquer. Por exemplo, quando no deparamos na rua com um senhor de nossa vizinhança que vive sozinho carregando uma sacola de compras pesada é sinal de serventia poder ajudá-lo. Existem outros sinais de cortesia que também são vistos como serventia, por exemplo, ceder sua vez a outra pessoa para entrar numa porta.

Atitude de servir

A atitude de servir ao próximo mostra o interesse amável e sincero de se preocupar com o outro. Cada ser humano pode contribuir com algo valioso aos demais, por esta razão, essa atitude de servir mostra o quanto é importante qualquer tipo de colaboração para estabelecer valores de respeito na relação social.

Esta atitude de servir nasce do desejo sincero de coração em acreditar que aquele que oferece algo ao próximo recebe mais do que dá. Na sociedade atual existe uma forma de servir que muitas pessoas praticam, por exemplo, o voluntariado.

Uma vocação que proporciona e mobiliza sentimentos profundos

Existem voluntários com clara vocação de servir a sociedade que dedicam parte de seu tempo semanal com a realização de uma tarefa específica sem cobrar nenhum tipo de salário. No entanto, o voluntário é feliz quando realiza uma tarefa e se sente plenamente satisfeito porque a verdadeira essência da felicidade é compartilhar.

A serventia, este desejo de compartilhar, é um dos princípios de servir ao próximo.

Um sinal de humildade

Vale salientar que a serventia mostra uma atitude de humildade, esta que é um dos princípios mais importantes da saúde emocional. Essa atitude é importante para prevenir a inveja, o rancor e os ciúmes. A verdadeira essência da felicidade é poder doar.

Foto: iStock, Craig McCausland

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Serventia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/serventia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Serventia