Conceito de Serotonina

SerotoninaA serotonina tem papel importante no sistema nervoso central ao exercer a função de neurotransmissor. Por isso, age como um inibidor dentro de situações específicas onde a pessoa experimenta profundo grau de ira. Também exerce uma função de inibição do humor, do sono, do apetite e da sexualidade. Quer dizer que a serotonina tem uma função de inibição?

Ela potencializa o poder do equilíbrio ao regular a sensação de fome através da saciedade. Além disso, equilibra as funções cognitivas e perceptivas do ser humano como também da atividade motora.

A serotonina sendo um neurotransmissor tem influência direta sobre o estado de ânimo da pessoa. Internamente, age como um relógio que permite regular os tempos de descanso. Ela também coordena a temperatura do corpo e o hormônio do estresse.

Do ponto de vista do gênero, vale ressaltar que os homens produzem 50% a mais de serotonina do que as mulheres. A serotonina pode estar alterada por diversos fatores, por exemplo, pelas mudanças hormonais. Do ponto de vista da saúde, os baixos níveis de serotonina podem estar relacionados a alguns transtornos como a depressão. Também podem estar vinculados a outro tipo de transtorno como a insônia.

A deficiência deste tipo de neurotransmissor pode estar vinculada também a um problema de ansiedade. Ainda assim é causa do pensamento negativo e do pessimismo. Além disso, pode ser causa de uma tristeza obsessiva, com isso a pessoa se fecha e se preocupa com algo de forma exagerada causando a angústia. O sujeito se sente triste e observa tudo escuro ao seu redor, sente-se esgotado psicologicamente e sem forças para sair desta situação.

Pelo contrário, o acréscimo dos níveis de serotonina causa a sensação de bem-estar, relaxamento e prazer. Existem alguns conselhos de saúde que são eficazes para aumentar a serotonina:

1. É importante, por exemplo, realizar atividades ao ar livre e adaptá-las à agenda diária junto ao horário da luz solar. O sol produz um efeito positivo sobre o estado de ânimo.

2. Devem-se frequentar aulas de ioga e meditação para aprender a relaxar, isso pode ser uma boa medida de saúde.

3. Praticar esporte ou qualquer outro exercício físico potencializa os níveis de bem-estar pessoal. Caminhar 45 minutos por dia num bom ritmo é um excelente antídoto de saúde.

4. É muito importante quebrar a monotonia e buscar formas de integrar a novidade à rotina cotidiana.

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Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Serotonina. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/serotonina >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

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