Conceito de Sermão

Sermao

Forma de repreensão com a missão de dar educação

O sermão é um termo de uso comum em nosso idioma, é utilizado por um indivíduo com o intuito de repreender de maneira longa e reiterada outra pessoa pelo fato de não cumprir com a atividade ou compromisso assumido. Por exemplo, quando um pai descobre que seu filho “matou aula” e não foi à escola, ele aplica um sermão à criança para que essa situação não se repita novamente e ela aprenda a respeitar seus compromissos e ter mais educação.

Desta maneira, o sermão tem a missão de educar o próximo a fim de fazê-lo compreender algo que não realizou, que não esteve bem, como também o que deveria ser feito ou evitado.

Pregar os ensinamentos de Deus através da religião

Em quase todas as religiões existem os sermões. Eles têm a única missão de promover alguma conduta no crente, em contrapartida, neutralizam qualquer outra religião que seja totalmente contrária ao que se prega na doutrina em questão.

Respeito e compromisso com o sermão religioso aos fiéis

Os fiéis devem prestar atenção e ter respeito especial aos sacerdotes que pregam um sermão. Isto é, trata-se de um momento muito importante no que se diz respeito à religião, sendo assim o fiel deve ser respeitado, ouvido com atenção e agir obviamente em consonância com a proposta que segue. Por exemplo, quando se fala em generosidade e humildade, é importante que o fiel tenha essas qualidades e saiba adotar e atuar conforme as mesmas.

Na religião cristã, há uma longa tradição de sermões, inclusive Jesus, durante sua passagem na Terra soube interpretar alguns memoráveis, como é o caso da principal oração do catolicismo: O Pai Nosso.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sermão. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sermao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sermão