Conceito de Ser humano

Ser-humanoDo ponto de vista biológico, o ser humano se refere a uma espécie animal vinculada ao homo sapiens, mas suas principais características e diferenças com o resto das espécies, todas inferiores, é que o ser humano é diferente pelo fato de pensar e falar e, além disso, no aspecto corporal, apresenta tanto a nível externo como interno, uma importantíssima evolução em relação ao resto das espécies.

O homo sapiens pertence a uma linhagem de primatas conhecidos como hominídeos, que evolutivamente se diferenciou na África e desse ancestral surgiu a família dos hominídeos.

Então, essa é a principal diferença que apresentou este homo sapiens em relação ao resto das espécies, e por isso, a denominação de sapiens se refere a sábio, é que o ser humano é um animal reacional, pode realizar operações conceituais e simbólicas muito complexas, entre elas o uso de sistemas linguísticos sofisticados, razão abstrata, capacidades de introspecção e especulação.

Muitos estudos que foram realizados sobre este salto fundamental que deu origem aos humanos, indicam que estas possibilidades racionais podem ser devido a uma razão neurológica: o aumento do tamanho do cérebro e, especialmente, o desenvolvimento extremo que sofreu seu lobo frontal.

Como mencionamos, os seres humanos, apesar da semelhança que apresentam sobre os outros mamíferos superiores, possui o mais alto nível de complexidade e especialização. Cada órgão, cada tecido, cada sistema do corpo de um ser humano estão interligados, e é isto o que lhe imprime esse equilíbrio necessário para desenvolver tudo aquilo que foi citado acima.

No entanto, no que diz respeito a sua capacidade de movimento e locomoção, o ser humano é também um dos mais desenvolvidos do reino animal, pois assim, pode exibir uma infinita gama de movimentos, e que, além disso, o habilitam para desenvolver atividades, como por exemplo, a dança, o esporte, a arte cênica, entre outras.

E em relação ao seu ciclo vital, o ser humano é dentre todos os animais pluricelulares que existem hoje, uma das espécies de vida mais longa. Hoje em dia a expectativa de vida dos seres humanos é tão extensa, que inclusive, foram registrados casos de pessoas que superaram a barreira dos cem anos, algo impensado há décadas atrás.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ser humano