Conceito de Ser

SerGeralmente utilizamos o termo ser para referir a fatos que foram criados e que estão dotados de vida. Os seres humanos e os animais são considerados seres porque falamos em ser, imediatamente nos referimos a algo que é, tem vida e existência própria. Assim mesmo, o termo ser nos remete a essência e a natureza que esse ser ostenta, por exemplo, o ser de qualquer animal será de um lado a subsistência e de outro a reprodução.

No entanto, o ser possui uma presença especial em um contexto filosófico e por onde, dentro da filosofia, tem sido através dos séculos uma questão amplamente debatida e abordada pela maioria dos filósofos e pensadores de todos os tempos, e que claro, também tem sido sujeito a uma variedade de abordagens.

Tradicionalmente e como mencionamos no início desta análise, o termo ser apresenta um sinônimo de entidade ou ente, ou seja, o mesmo que dizer uma coisa que tem existência e autonomia. Porém, se aprofundarmos o pensamento dos grandes filósofos como Aristóteles ou Platão, encontraremos certas e sérias contradições no que se diz a respeito ao conceito de ser.

Para Platão, por exemplo, o ser é a ideia, entretanto, para Parmênides, ser é o que há ou existe, aquilo que se contrasta ao nada, e para Aristóteles, que ampliou um pouco mais o que disse Parmênides, retomando um pouco o sentido que ele deu ao termo, o ser é o mais íntimo de tudo aquilo que é ou existe, porque segundo ele nem tudo é do mesmo modo.

Destas contradições filosóficas saíram duas concepções, é claro, muito diferentes para o termo.

Por um lado a concepção unívoca de um ser afirma que o ser é uma característica geral de diferentes coisas, quer dizer, eliminam todas as considerações particulares, ficando somente o fato que merece ser.

E por outro lado, em relação à concepção analógica, afirma-se que o ser é aquele que pode atribuir a tudo aquilo que é, mas de maneiras diferentes; o ser é aquele que nos diferentes objetos ou coisas se diferenciam, mas também coincidem. Para isto, o oposto do conceito de ser será o nada.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ser. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ser >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ser