Conceito de Sequestro

SequestroA palavra sequestro se refere ao ato em que um indivíduo o grupo privam de maneira ilegal a uma pessoa ou outras de sua liberdade, geralmente, durante um determinado tempo até conseguir a obtenção do chamado resgate, que pode ser resultado de uma grande soma de dinheiro ou algum tipo de benefício político, da mídia, entre outros. Os criminosos e marginais que praticam esse crime são chamados de sequestradores.

O modo operativo que tradicionalmente envolve um sequestro, primeiramente, é o de seguir a vítima durante vários dias para a realização do golpe, como também, acompanhar o que faz, aonde vai, com quem se reúne, entre outras ações, e desta maneira ter a real ideia de qual seria o melhor momento para o sequestro, onde geralmente, nessas situações em que a vítima circula sozinha, seja de automóvel ou a pé. Assim realizado o sequestro, a vítima se encontra privada de sua liberdade em algum reduto alugado ou pertencente a um dos sequestradores. Chega o momento de comunicar-se com a família do sequestrado para notificar-lhe da situação e exigir o tipo de resgate para poder liberá-lo.

Quase sempre, quando se trata de um tipo de crime complexo, os sequestros estabelecem a participação de vários marginais empenhados até o pagamento do resgate. Uns se ocupam de vigiar a vítima, outros de fornecer o necessário para mantê-lo vivo e outros das comunicações telefônicas com seus familiares ou amigos íntimos. No entanto, uma vez realizado o pagamento do resgate, os sequestradores liberam a vítima em um lugar distante e de pouca circulação.

A maioria das leis do mundo são muito rigorosas quando se trata de punição a este crime; prisão perpétua ou até mesmo a pena de morte foram impostas a estes autores de crime. Uma das razões para isso, é que este tipo de crime, geralmente deixa sequelas psicológicas profundas enraizadas no consciente e inconsciente dos reféns, e muito mais quando ocorre um sequestro violento em que as vítimas são torturadas física e psiquicamente.

Embora, na sua maioria, o sequestro é um crime pelo qual os criminosos procuram ter um bom retorno econômico, também tem sido um crime utilizado por grupos guerrilheiros ou terroristas para conseguir algum tipo de benefício ou para usar como valor de troca.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sequestro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sequestro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sequestro