Conceito de Sequência

SequenciaEm um sentido amplo, por sequência, refere-se a uma série ou sucessão de fatos que apresentam certa relação entre si, no entanto, de acordo com o contexto em que é empregado, poderá referir-se a outras questões...

No mundo do cinema e da televisão, uma sequência é o conjunto de elementos ordenados que convivam dentro de uma história, por exemplo, as cenas, desenhos animados. Além disso, em uma sequência deve haver respeito e uma unidade temporal e espacial, quer dizer, desenvolver-se de uma forma linear em um espaço único, ou que se encontre relacionado, por exemplo, no caso em que a câmera siga a um mesmo personagem por diferentes lugares e que esteja movendo-se.

Por outro lado, em matemática, é chamado de sequência, o conjunto de operações ou quantidades que estão ordenadas de uma maneira que cada uma determinará a seguinte e assim sucessivamente.

A palavra sequência, também apresenta um recorrente uso no ambiente religioso, pois assim, na liturgia católica, é chamado um texto de Aleluia Gregoriano, pois é composto de composições com estrofes e rimas. Estas sequências tiveram sua origem aproximadamente no ano 850 e no final da Idade Média já contavam com uma extraordinária popularidade, ao redor de 5.000 diferentes autores e de celebridades como Tomás de Aquino e Tomás de Celano. Atualmente se localizam depois do salmo principal ou na segunda leitura, antes do Aleluia, dentro do conhecido na liturgia da palavra.

Já na música, as sequências são aquelas composições musicais compostas por mais de uma frase melódica que se repetirá duas vezes, e se o texto está presente, sempre permanece independente da melodia.

As sequências são uma forma musical derivada do chamado Tropo, prosa que no momento de evolução constituiu uma unidade musical totalmente independente, no entanto, ao virar texto, se tornaram as primeiras composições em estrofes com rimas que seriam o antecedente das formas poéticas de hoje. Entre as sequências musicais mais conhecidas, temos as seguintes: Ave Maris stella, Veni, Sancte espíritu, Laude Deo y Media vita in morte sumus.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sequência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sequencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sequência