Conceito de Separação

SeparacaoNa vida existem momentos em que os caminhos pessoais se unem e outros em que se separam. A vida é um contínuo ir e vir. Há caminhos que são afastados, às vezes de forma voluntária e outros de maneira totalmente involuntária. Por exemplo, a morte de um ente querido é uma mostra de como há separações definitivas, embora espiritualmente a lembrança dessa pessoa, estará sempre presente no coração de quem a amou.

Do ponto de vista terrestre, a separação de um casal mostra que a quebra da relação após momentos de felicidade dá início a uma nova fase na vida de cada um. A separação de um casal pode ser uma decisão em comum ou então porque uma das partes já tem como certo a decisão.

De qualquer forma, a separação reflete um ponto de inflexão que pode ter retorno, uma vez que existem muitos casais que se dão uma segunda chance após o rompimento. Mas na maioria das vezes, os casais que se separam meditam por muito tempo antes de tomar uma decisão, pois se trata de assunto de extrema importância e que não pode ser tomado rapidamente. Entre outros, para não criar maiores expectativas no próximo.

Uma separação é sempre motivo de tristeza e dor, mesmo que esta ruptura seja desejada porque dizer adeus nunca é fácil: toda separação precisa de um processo de duelo que ajude a sanar as feridas de forma saudável.

Existe outra forma de separação que não é emocional e sim física. Assim acontece quando, por exemplo, um casal se distancia durante um tempo por motivos de trabalho em que um deles tem que morar em outra cidade. A verdadeira distância que é o motivo de uma real separação é aquela que está no coração. A distância que surge da indiferença é a que mostra o processo de esquecimento de um amor que se apaga pouco a pouco.

Após a separação de um casal é importante ter inteligência emocional para manter a cordialidade em um momento que não é nada romântico em comparação ao processo de namoro que marca o início de uma história de amor. Agradecer o outro por ter compartilhado certos momentos é um tipo de autoajuda para dizer adeus com respeito e carinho.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Separação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/separacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Separação