Conceito de Sentimento de Posse

Sentimento-de-PosseO sentimento de posse se refere ao sentimento de propriedade que uma pessoa tem sobre um objeto ou qualquer outro bem material. Isto é, o sentimento de posse mostra a relação existente entre o dono do objeto e a propriedade em si. Ele proporciona direitos ao dono sobre o uso e o desfrute desse objeto.

A partir do sentido de propriedade se estabelece uma ordem social e um respeito que desde o ponto de vista ético e moral qualquer pessoa tem a responsabilidade de respeitar os bens do próximo. Estamos em uma sociedade com clara tendência ao materialismo em que muitas pessoas dão muito valor e de forma errada àquilo que possuem.

O sentimento de posse mostra que os objetos são usados e assim estabelece uma relação instrumental de forma que qualquer proprietário pode fazer uso de um objeto pensando em benefício próprio. A partir deste ponto de vista, convém precisar que uma pessoa nunca é propriedade da outra porque é fundamental recordar que as relações pessoais são baseadas na liberdade. Por exemplo, dentro do namoro, o ciumento tem uma noção equivocada do amor por interiorizar o sentimento de posse. O mesmo acontece no caso de uma relação de dependência. Entretanto, vale lembrar que o ciúme ou uma relação de dependência não é um amor sadio.

Enquanto que no universo material existe o conceito de propriedade, do outro lado, no universo das relações pessoais existe a liberdade de estabelecer laços ou quebrá-los a qualquer momento.

O sentimento de posse pode ter um valor emocional quando, por exemplo, uma pessoa sente que faz parte de um grupo de amigos, ou inclusive, dentro do ambiente de trabalho, este sentimento surge quando um empregado se sente como parte da equipe de trabalho. A partir deste ponto de vista, o sentimento de posse contribui para a autoestima e motivação de qualquer pessoa que se vê integrada a um grupo.

Quando o sentimento de posse é analisado do ponto de vista material está claramente vinculado ao trabalho, uma vez que toda pessoa trabalha firme para ter seus bens, arcar com suas despesas e ter boa qualidade de vida. Sendo que, a casa é o maior bem que uma pessoa pode ter.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Sentimento de Posse