Conceito » Sentido

Conceito de Sentido




SentidoA definição de sentido pode ser bem variada de acordo com o modo que usamos o termo. De uma maneira mais abrangente, a palavra sentido está relacionada com a ideia de sentir algo, a alguém ou a algum fenômeno. Este é o lugar onde a noção dos cinco sentidos aparece em jogo, embora também possamos falar de sentido como algo nem tão físico, mas espiritual ou racional, como acontece no caso de sentimentos de amor, ódio, raiva, alegria, tristeza, ou em caso do sentido comum. Por outro lado, sentido também é utilizado para referir-se à direção que pode tomar um elemento.

Quando referido a questões físicas e fisiológicas, o termo sentido pode ser definido como a capacidade para sentir tanto os agentes externos que estabelecem uma dinâmica com nosso organismo, como também em alguns fenômenos produzidos dentro dele e que causam dor, entre outras sensações. Assim, devemos mencionar os cinco sentidos: a visão, o tato, o paladar, o olfato e a audição. Todos eles têm como objetivo permitir ao ser humano reconhecer e entrar em contato com os fenômenos que acontecem fora do nosso corpo.

Outros sentidos, como o sentido comum, de humor, de localização, são todos sentidos mais abstratos que não tem a ver tanto com o biológico, mas sim com estados de ânimo ou com formas de comportamento. Sem dúvida, também são formas de sentir e agir diante de determinados fenômenos que acontecem todos os dias.

Finalmente, o termo sentido é utilizado também como um modo de indicar a direção que um objeto ou uma pessoa deve ou pode tomar em diferentes espaços. Através desta definição, o sentido pode ser também movido como consequência de suas características particulares.

>> Próximo - Que Conceito >>