Conceito » Sensibilidade

Conceito de Sensibilidade




SensibilidadeNormalmente, sensibilidade significa a própria capacidade inerente a qualquer ser vivo de perceber sensações de um lado e de outro, de responder a pequenos estímulos ou excitações. Esta capacidade é possível de ser colocada em prática graças aos sentidos que apresentamos aos seres vivos, como tato, paladar, audição, olfato e visão, e que nos permitem perceber as variações químicas ou físicas que produzem tanto em nosso interior como no exterior.

Existem três níveis de sensibilidade, extereoceptivo ou superficial, que é responsável por coletar as sensações externas; interoceptivo que é encarregado daquelas de nível interior, e a proprioceptiva que nos informa sobre os membros e os movimentos do corpo, entre outros.

Mas também, o termo sensibilidade é utilizado em outros contextos para significar questões que nada têm a ver com o físico. Então, a sensibilidade também é a tendência natural que os seres humanos sentem com emoções ou sentimentos, por isso, quando uma pessoa se comove facilmente diante de certas circunstâncias que implicam ou guardam um forte compromisso emocional, costuma-se dizer que essa pessoa apresenta uma elevada sensibilidade.

Além disso, em contextos como a arte, o termo ocupa um lugar muito especial e determinante, pois costuma ser utilizado para descrever ou explicar a capacidade que uma pessoa tem e que lhe permite aproximar-se, entender ou ter uma formação especial em questões relacionadas à arte.

No entanto, indo mais longe dessas questões que envolvem os sentimentos, facilidades e percepções que têm os seres vivos em geral e os humanos em particular, a sensibilidade descreve outras questões.

Em eletrônica, por exemplo, a sensibilidade de um dispositivo eletrônico é a magnitude mínima de sinal necessária para que o equipamento funcione.

E finalmente, para a epidemiologia, a sensibilidade é a capacidade em que se coloca em prática a prova complementária que permite detectar a doença de um indivíduo.

>> Próximo - Que Conceito >>