Conceito de Sensação Térmica

Sensacao-TermicaQuando falamos em sensação térmica nos referimos a dois conceitos essenciais: o calor e o frio. Estas duas sensações estão presentes em nossa vida diária e é importante entender em que consistem.

Os níveis de temperatura que influenciam a nossa vida

A temperatura do nosso corpo depende de dois fatores: a temperatura externa e a observada nos seres vivos. Estes dois aspectos nem sempre coincidem e pode variar. Há dois fatores que influenciam a nossa sensação corporal térmica. Uma delas é o vento, que diminui a sensação de frio que temos. Também, a umidade relativa do ambiente faz sentir a temperatura do corpo maior do que a da atmosfera.

A sensação de temperatura é subjetiva, depende de cada individuo (cada pessoa tem uma massa corporal fazendo com que cada um tenha sensações diferentes).

Ventos e umidade influenciam a temperatura

Segundo estudos realizados, tanto o vento como a umidade alteram a sensação corporal a partir de alguns valores. Em caso de vento, a partir de 10º graus e no caso de umidade a partir de 24º graus.

Exemplificando a partir de dois cenários

O fenômeno da sensação térmica influencia o ser humano e qualquer outro ser vivo dependendo de suas características fisiológicas e de suas condições particulares. Por exemplo, o homem quando está doente tem uma sensibilidade corporal diferente e algo semelhante acontece quando acabamos de fazer exercício. Aqui estão dois exemplos baseados em medições científicas objetivas:

1- Se o vento está a 32 Km/h e faz uma temperatura de 10º graus, a sensação térmica será de 0º graus (isto ocorre porque o corpo não pode resfriar o ar).

2- Se há uma temperatura de 35º graus e uns 50% de umidade, nossa sensação térmica é de 45º graus.

A sensação térmica nos seres vivos

Nos humanos somos homeotermos, temos uma temperatura constante entre 36 e 37º graus (abaixo desse valor é hipotermia e acima hipertermia). Portanto, há uma estreita margem em nossa sensação térmica e caso ocorra alguma alteração, nossa saúde sofre. Por outro lado, os seres ectotermos (com sangue frio) não tem uma temperatura padrão e precisam de uma fonte de calor externa, o sol, para regular seu próprio organismo (os répteis são um claro exemplo de animais ectotérmicos).

Foto: iStock - pick-uppath

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sensação Térmica. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sensacao-termica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sensação Térmica