Conceito de Senescência

SenescenciaEmbora o termo senescência não seja muito utilizado e popular em nossa língua, devemos informar que esse conceito se encontra presente e é também abordado de maneira recorrente pelas pessoas em nossa cultura.

A senescência não é nada mais do que o envelhecimento. Quando algo ou alguém se declara senescente significa que começou seu ciclo de envelhecimento. Desta maneira, podemos dizer que é comum escutar as pessoas falarem sobre envelhecimento e não sobre senescência, porém é importante esclarecer que ambos os conceitos têm o mesmo significado.

Assim a senescência, especialmente de um ser vivo como pode ser uma pessoa ou animal, entre outros, deve ser entendida como uma mudança irreversível, ou seja, não há volta quando este processo é iniciado e o decorrer do tempo é o principal responsável por essa circunstância.

Vamos pensar em uma pessoa através do tempo. Quando um indivíduo tem quinze anos dispõe de uma enorme e fantástica energia vital, por isso, esse é o momento da vida em que ele estuda, brinca, pratica esporte, entre outras ações. Enquanto uma pessoa por volta dos 80 anos mesmo que disponha de uma vida ativa, não tem as mesmas capacidades de um adolescente de quinze anos, inclusive as mesmas vontades e isso é o que determina a senescência. Aos 80 anos a pessoa está muito mais propensa a desenvolver doenças e assim deixar seus movimentos mais lentos, entre outras questões.

As forças, a eficiência e a funcionalidade de algumas partes do organismo vão diminuindo com o passar dos anos e isso é algo inevitável na vida de qualquer pessoa.

Não existe reversibilidade na senescência, não podemos criar falsas expectativas dessa situação, mas o que podemos dizer é que a ciência vem fazendo grandes esforços através de diversas pesquisas para atenuar ou atrasar o máximo possível os efeitos negativos de um envelhecimento. Sendo assim, bem-vindo seja...

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Senescência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/senescencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Senescência