Conceito de Sempre

SempreSempre é uma expressão muito presente em nosso idioma que usamos para diversas questões, como também para manifestar diferentes expressões de forma coloquial.

Principalmente, este termo se refere a tudo que acontece ou é causado a qualquer hora. “Quando chega a primavera sempre fico resfriado”. “Sempre compro esta marca de café porque é mais barata e de melhor qualidade”.

Isto é, aquilo que passa sempre, como por exemplo, resfriar-se na primavera, é algo que a pessoa espera e é comum em sua vida. Algo que acontece sempre, não é nada extraordinário e sim previsível.

Usamos esse sentido da palavra quando queremos indicar que algo é constante ou contínuo ao longo do tempo.

Por outro lado, a palavra sempre é usada como sinônimo de certas expressões, tais como: “em todo caso” e “pelo menos”. “Não pude reunir muitos homens, mas é sempre melhor ter poucos do que não ter ninguém para ajudar”. Nesta frase, posso substituir o sempre pelas expressões acima.

Muitas expressões que utilizamos contêm a palavra sempre, as mais comuns são: até sempre (usamos quando nos despedimos de algo ou alguém por um tempo), para sempre (significa que algo será para toda a vida ou para o tempo que resta), por sempre (expressa eternamente), sempre e quando (impõe uma condição ou uma ação) “sempre que você comprar algo da minha loja poderá ir embora” e de sempre (algo que acontece por longo tempo).

Normalmente, o termo que usamos para referir ao oposto de sempre é jamais. A palavra jamais se refere a nenhum momento ou nenhuma vez.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sempre. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sempre >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sempre