Conceito de Semiótica

SemioticaA semiótica é a ciência ou disciplina que se interessa pelo estudo dos diferentes tipos de símbolos criados pelo ser humano em diferentes e específicas situações. Este estudo é baseado na análise dos significados que cada tipo de símbolo pode ter e como esse significado pode variar ao longo do tempo e do espaço. Podemos considerar a semiótica (ou também conhecida como semiologia) como uma importante parte da antropologia, pois seu trabalho versa sobre a cultura do ser humano atual e de outras épocas. O termo semiótica provém do grego semeiotikos, que significa "intérprete de sinais".

Um dos elementos mais complexos e interessantes da cultura é o conjunto de símbolos e formas que o ser humano cria para diferentes situações ou circunstâncias. Cada conjunto de símbolos se aplica a um tipo de acontecimento ou fenômeno e, por isso, seu significado ou sua interpretação é completamente particular e específico. Os símbolos são representações mais ou menos arbitrárias ou subjetivas desses fenômenos e seu nascimento tem a ver com a necessidade do ser humano de integrar tais fenômenos à linguagem.

Então, a semiótica se interessa em analisar porque esses símbolos podem ter um significado em um momento ou espaço, e mudar ou manter ao longo do tempo se for o caso. Esta tarefa é dos antropólogos, especialistas em linguagem, e dos arqueólogos e outros cientistas que trabalham com questões relacionadas à cultura. Considera-se que a semiótica nasce a partir das observações de vários antropólogos e especialistas da linguagem que notaram que diferentes símbolos (não só gráficos, mas também da linguagem, do pensamento ou das formas emotivas) se repetiam em diferentes espaços e possuíam iguais ou diferentes significados de acordo com cada comunidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Semiótica. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/semiotica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Semiótica