Conceito de Semicondutor

SemicondutorA condutividade é um fenômeno próprio da eletricidade e consiste na capacidade de um material em permitir a passagem da corrente elétrica. Este fenômeno atinge especialmente os metais. Os metais têm propriedades similares (todos são maleáveis, dúcteis e podem mudar de forma, assim como todos apresentam certo brilho). Além destas características podemos acrescentar outra a mais: a condutividade.

A presença da condutividade elétrica

A condutividade elétrica está presente em vários campos: na indústria, na química, no petróleo, nos dispositivos elétricos, entre outras áreas e aplicações. A condutividade elétrica de um metal ou material depende de sua estrutura molecular e atômica. A maioria dos metais são bons condutores, uma vez que em sua estrutura interna existem muitos elétrons que estão vinculados fragilmente, possibilitando que se movam com maior facilidade. A condutividade é, portanto, a proporção entre o campo elétrico de um metal e a necessidade de corrente em um condutor.

O que é um semicondutor?

Após uma explicação básica sobre condutividade, agora é possível falar sobre um semicondutor. Os semicondutores são corpos que permitem a passagem da corrente com muita dificuldade. Estes materiais têm uma estrutura cristalina cúbica e os mais utilizados são o germânio e o silício (os átomos destes elementos formam um enlace covalente e na qual não possuem nenhum elétron livre que possa levar a corrente elétrica).

Como seu próprio nome diz, o semicondutor é um material que se encontra entre dois extremos de condutividade elétrica: a situação de isolante e de condução. E outras palavras, os semicondutores possuem uma capacidade de condução elétrica que é inferior a de um condutor metálico, mas que também é superior a de um elemento isolante.

Aplicações práticas

Os dois elementos químicos genuínos da semicondução já mencionados (silício e germânio) são muitos utilizados na fabricação dos componentes ou dispositivos eletrônicos cotidianos. Os termistores são semicondutores que podem ser positivos ou negativos dependendo da temperatura que se submetem e são utilizados em aparelhos de medição de temperatura, na fabricação de sensores, sistemas de ventilação, etc.

Os retificadores são um tipo de semicondutor que facilita a transformação da corrente alterna em corrente contínua, a mesma utilizada nos televisores, computadores e todo tipo de dispositivo que seja necessária uma tensão contínua.

Foto: iStock - AleksandarGeorgiev

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Semicondutor. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/semicondutor >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Semicondutor