Conceito de Semestre

Semestre-estudios-escuela

Espaço de tempo que tem duração de seis meses

O conceito semestre é utilizado em nosso idioma para indicar o espaço ou período de tempo que tem duração de seis meses.

Divisão do calendário Gregoriano em dois semestres

O calendário gregoriano, chamado assim por ser promovido no final do século XVI pelo Papa Gregório XIII, é um tipo de calendário que nasceu na Europa (dessa época) e que hoje se utiliza em praticamente todo o mundo para sistematizar, organizar e dividir o tempo. No entanto, este calendário é composto de doze meses distribuídos dentro de um ano, mas que costuma ser divido em dois semestres, ou seja, em dois períodos formados de seis meses cada um. O primeiro semestre começa com o Ano Novo e se estende de janeiro a junho, enquanto que o segundo semestre vai de julho a dezembro.

Utilizado no planejamento de algumas tarefas e atividades

Para algumas tarefas ou atividades, a duração de um ano pode ser muito extensa tanto para sua realização como para a análise de resultados, assim, é dividida em semestres para tornar-se mais curta.

A divisão semestral é muito utilizada no planejamento de tarefas e atividades seja no plano pessoal como também em outras ordens, tais como no campo trabalhista, educacional, administrativo de uma empresa, entre outros.

Existem muitas instituições educacionais que aplicam cursos de capacitação de uma disciplina qualquer organizada dentro de um período semestral e assim duram seis meses. Aquele que deseja matricular-se com o curso iniciado deve esperar o próximo semestre.

As pessoas e as empresas organizam atividades e avaliam as performances comerciais em semestres

As pessoas organizam algumas atividades pessoais como dietas, rotina de exercícios, entre outras, dentro de um período de seis meses, para poder dar continuidade aos mesmos e obter benefícios.

Assim mesmo, tanto no plano empresarial como no comercial é muito comum o conceito de semestre, já que normalmente utiliza-se esse período de tempo para cumprir, avaliar o resultado das vendas e assim determinar se o semestre foi bom ou ruim, se as vendas aumentaram ou diminuíram, respectivamente.

Os balanços das empresas também costumam ser realizados em semestres, desta maneira, é possível comparar o resultado da atividade comercial da primeira parte do ano com a segunda metade.

Foto: Mixmike I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Semestre. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/semestre >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Semestre