Conceito de Semelhança

SemelhancaO termo semelhança se refere à característica que permite estabelecer o parecido ou semelhante de duas entidades autônomas, ou seja, semelhança é a qualidade comum que podemos encontrar entre os objetos e as pessoas.

Por exemplo, quando dois irmãos, mesmo não sendo gêmeos, apresentam traços no físico como nariz, cabelo, altura, entre outros, ou de outra forma, no que se diz respeito ao caráter e personalidade dessas mesmas condições, costuma-se usar a palavra semelhança para explicar este parecido entre ambos. No entanto, não necessariamente trata-se de membros de uma família para falar de semelhança, muitas vezes acontece que uma pessoa que conhecemos parecer-se muito com a outra, embora não tenham nenhum laço de sangue e não se conheçam.

No entanto, quando a semelhança acontece entre objetos, a mesma pode ser no tamanho, na cor ou na forma. Por exemplo, a cor do automóvel do vizinho é igual do meu amigo João.

Além disso, o termo semelhança apresenta uma presença especial na matemática, pois neste contexto se fala de semelhança de triângulos quando os mesmos apresentam uma forma similar. Dois triângulos são semelhantes, ou seja, se estabelece uma situação de semelhança entre ambos quando seus ângulos são iguais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Semelhança