Conceito de Semblante

Quando o rosto que expressa determinado sentimento ou emoção

O conceito semblante está extremamente associado ao rosto de uma pessoa, justamente porque se refere a um rosto que expressa determinado sentimento ou emoção, entre as expressões mais comuns estão a alegria, a felicidade, a tristeza, o medo, o ódio, o desencanto, a angústia, entre outras.

As pessoas se comunicam através dos semblantes

As pessoas costumam dar importância ao semblante dos seus interlocutores em qualquer forma de interação seja ela pessoal, profissional, etc. Isso nos traz uma ideia acabada de como a pessoa se sente no momento. Portanto, sem dúvida, as pessoas se comunicam através dos seus semblantes.

Assim, por exemplo, quando estamos falando com um amigo e seu semblante nos denota tristeza, sabemos que o mesmo não está passando por um bom momento e provavelmente precisa de ajuda.

Algo parecido acontece quando vemos alguém com semblante de felicidade, a princípio sabemos que essa pessoa se encontra feliz, contente e que nesse momento não acusa nenhum tipo de problema que o incomode ou perturbe.

É importante destacar também que existem pessoas que possuem um semblante que muda de um momento ao outro seja porque recebem uma notícia agradável ou desagradável, ou até mesmo por encontrar uma pessoa que lhe causa felicidade, assim como ao contrário, alguém que lhe provoca ódio.

Quando você vê uma pessoa feliz, o semblante da mesma se apresenta em forma de sorriso e com brilho nos olhos, enquanto quando se vê uma pessoa infeliz, identifica o semblante acompanhado de tristeza e cabisbaixo.

Uma saúde prejudicada também influencia no semblante

Devemos saber que a saúde incide de maneira determinante na definição de um semblante. Se alguém está doente e sofre com algum problema, certamente terá um semblante sério que demonstra estar passando por um mau momento de saúde. Vamos pensar numa pessoa com gripe, seu semblante se caracteriza por apresentar os olhos pequenos, lacrimosos, nariz avermelhado, com a cor da pele mais branca do que o normal, entre outros sinais físicos.

Assim mesmo, o conceito semblante pode ser aplicado entre outros elementos, objetos ou situações para indicar a aparência positiva ou negativa de uma pessoa. “O negócio do meu irmão não tem um bom semblante”.

Foto: iStock - ozgurdonmaz

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Semblante