Conceito de Semáforo

SemaforoO semáforo é um dos elementos mais característicos das ruas de qualquer cidade do mundo e um dos sinais de trânsito mais importantes dos quais devemos prestar atenção, uma vez que sua função é regular o trânsito dos veículos e pedestres.

Isto é, através de suas três luzes disponíveis, que se acendem de maneira alternada, permitem que tanto os automóveis como os pedestres saibam a hora de parar, que devem ficar alertas pelo pouco tempo que têm para transitar ou se estão livres para seguir adiante e circular pela via.

A cor verde significa que o automóvel pode transitar pelas ruas dentro da velocidade e das condições permitidas pelas normas do trânsito em geral. Quando ocorre a mudança para a cor amarela indica que o motorista deve ter atenção e diminuir sua marcha porque logo chegará o sinal vermelho, este indica que o motorista deve parar seu veículo totalmente porque a próxima rua que cruza estará livre a partir desse momento, desta maneira, os pedestres terão a possibilidade de atravessar a rua pela correspondente faixa de pedestres.

A faixa de pedestre é extremamente importante e deve ser respeitada porque o automóvel deve parar justamente antes da faixa, assim quando a luz do semáforo mudar de verde para amarelo, o motorista deve ficar alerta porque o sinal vermelho estará prestes a acender e por isso o mesmo deve diminuir a marcha para parar antes da chegada à faixa de pedestres.

Por outro lado, existem semáforos cuja missão é orientar os pedestres, desta maneira, o ideal é quando estiver no papel de pedestre ter atenção e ser cuidadoso. Normalmente quando este semáforo apresentar a figura de uma pessoa caminhando e estiver aceso com a luz verde indica que o pedestre pode atravessar a rua sem problemas porque o trânsito está parado; já quando o homenzinho estiver parado e o sinal piscando na cor vermelha adverte que o pedestre deve ter pressa porque logo o sinal ficará parado e vermelho indicando que NÃO se deve atravessar a rua de maneira nenhuma.

A partir disso, deve-se entender claramente que não respeitar os sinais de um semáforo constitui em falta grave que pode ser punida através da aplicação de uma multa em dinheiro ou da retirada da carta de motorista, dependendo das legislações e da reiteração das faltas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Semáforo