Conceito de Selva

SelvaA selva é um dos biomas de mais fácil identificação no planeta devido a sua abundante vegetação, a sua incrível variedade de flora e fauna, a suas temperaturas tropicais e a altíssima produção de oxigênio que colabora com a purificação da atmosfera. A selva é caracterizada na maioria dos casos por possuir níveis de importante umidade, causadas por altas precipitações e pela presença de cursos de água que cruzam os diferentes espaços terrestres. Hoje, a preservação das selvas tropicais (principalmente a do Amazonas) é de grande importância para manter o clima do globo terrestre e o nível de oxigênio na atmosfera.

Originário do latim (silva ou silua), o termo selva se relaciona com a noção de estado selvagem. A selva recebe, portanto, seu nome a partir das condições de sua natureza praticamente virgem e não alterada pela presença do ser humano. As selvas se caracterizam primordialmente pela presença de árvores altas e densas que variam de espécie de acordo com as regiões do planeta. Ao mesmo tempo, um elemento fundamental da selva é sua alta biodiversidade ou variedade de flora e fauna. Isto significa que dentro de um mesmo espaço podemos encontrar milhares de espécies vegetais e animais que dificilmente são encontrados em outros biomas.

Em geral, a selva é característica dos climas tropicais e subtropicais, contando com temperaturas entre 27º e 29ºC, níveis de umidade (altos) e precipitações (entre 1500 a 2000 m anuais) particulares e claramente diferenciáveis do resto dos ecossistemas planetários. Talvez um dos mais abundantes e densos biomas do planeta, a selva está intimamente relacionada com a produção de oxigênio e com o consumo de dióxido de carbono, que são essenciais para manter condições aptas para a subsistência dos seres vivos no planeta Terra. Entretanto, um dos elementos mais pobres da selva é o solo, sendo ácido e não muito profundo.

Embora as selvas úmidas (ou umbrófilas) são as mais comuns e extensas no planeta, também existem as selvas secas (ou tropófilas) que se caracterizam por possuir um menor número de precipitações, vegetação menos abundante e uma longa estação seca.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Selva