Conceito de Seleção

SelecaoO termo seleção é utilizado para referir-se ao ato de escolher, selecionar uma coisa, objeto ou individuo entre um conjunto de elementos ou indivíduos semelhantes. A seleção pode acontecer em diferentes áreas da vida e normalmente o termo é utilizado nas áreas cientificas biológica para referir ao processo de seleção natural que estabelece em algumas espécies e são selecionadas naturalmente para sobreviver no meio específico em que surgem.

A noção de seleção pode envolver sempre uma decisão mais ou menos justa, pois o processo de seleção de uma pessoa, de um órgão ou de um objeto pode estar baseado em critérios objetivos ou subjetivos dependendo de cada caso. Quando falamos de seleção como um fenômeno biológico, devemos levar em conta uma série de elementos que acontecem naturalmente e que tem a ver com a necessidade da natureza de selecionar aos organismos mais aptos para sobreviver em determinados meios. Ao mesmo tempo, o processo de seleção envolve sempre alguns dos possíveis candidatos a serem selecionados, e se não passar pelos critérios exigidos, ficarão de fora de uma oportunidade.

Entretanto, quando referimos a qualquer processo de seleção realizado por seres humanos (como pode ser a seleção de profissionais ou empregados para um cargo, a seleção de funcionários entre políticos, a seleção de alunos para uma instituição educativa), podem ter critérios objetivos ou subjetivos.

No caso destes últimos, costumam estar presentes, pois o ser humano realiza decisões de modo subjetivo apesar de que pesem no processo de seleção determinados requisitos mais ou menos gerais. Podemos assim, afirmar que, ao contrário dos processos de seleção natural, o homem irá realizar um processo de seleção artificial em maior ou menor extensão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Seleção. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/selecao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Seleção