Conceito » Seguro

Conceito de Seguro




SeguroO nome seguro é conhecido a todo contrato estabelecido entre duas partes e que tem como objetivo assegurar determinado bem ou produto, como até a vida da pessoa. O seguro estabelece que a parte que tem o papel de fornecer o seguro deverá cumprir o acordo concedendo um determinado tipo de serviço de seguro, enquanto que a parte que seja assegurada deverá pagar pelo mesmo, um valor que será estabelecido entre ambas as partes de acordo com seus interesses e possibilidades.

Na atualidade, as companhias de seguro são caracterizadas por oferecer uma importante variedade de opções que tem como objetivo cobrir diversas necessidades daqueles que a contratam. Neste sentido, embora os seguros mais comuns sejam os aplicados sobre as propriedades ou bens materiais (tais como seguros de casa, contra roubos, incêndios ou destruição; seguros de carro, joias, obras de arte, outros tipos de veículos, etc.), também podemos encontrar seguros alternativos como os de vida (em que se paga aos herdeiros de uma pessoa uma determinada quantia de dinheiro quando ela morre) ou os seguros sobre determinadas partes do corpo, se eles são especialmente importantes para certos trabalhos.

O contrato de todo seguro envolve certo tipo de risco para o segurado porque ele deve pagar mensalmente uma determinada quantidade de dinheiro e isto pode durar muito tempo sem realmente necessitar para cobrir todas as despesas. Os seguros se tornam assim, algo necessário e útil, mas são realmente um considerável gasto que não dá frutos nem se recupera diretamente.

Logicamente, as companhias de seguro oferecem inúmeras formas de pagamento, possibilidades de financiamento, quotas estendidas, etc. Todas estas operações têm como finalidade permitir que o maior número de indivíduos ingresse e contrate o serviço de seguros que as companhias oferecem. Em alguns casos, há certas limitações monetárias, de idade ou de situação econômica dependendo do tipo de seguro e de quem queira contratar.

>> Próximo - Que Conceito >>