Conceito de Segurança Viária

Seguranca-Viaria

Prevenção de acidentes de trânsito

O conceito segurança viária é utilizado para referir ao conjunto de medidas, disposições e normas existentes em relação à circulação de pessoas e automóveis pelas ruas e rodovias, com o objetivo de prevenir acidentes de trânsito aos sujeitos envolvidos.

Todas as pessoas, especialmente, as que vivem nas grandes cidades, convivem com o trânsito principalmente nos horários de pico, com a enorme circulação de pessoas e automóveis que se deslocam de suas casas para o trabalho, escola, entre outros lugares. O trânsito é intenso e além do mais muito perigoso porque todos querem circular, chegar rápido ao destino, assim, esse ímpeto causa tremendos acidentes que custam a vida de pedestres e motoristas.

Políticas de prevenção, leis que punem

A segurança viária, implantada e regulamentada pelo estado, propõe o combate deste problema através da implementação de leis que tem a função de organizar o trânsito e sua circulação promovendo leis que punam aqueles que a descumpram.

O compromisso dos pedestres e motoristas

Além da responsabilidade do estado na hora de promover políticas neste sentido e exercer o papel de controlador, deve haver também um compromisso dos pedestres, ciclistas e motoristas em relação à circulação nas vias assim como respeitar as leis e comprometer-se de maneira absoluta para que tenhamos um trânsito seguro.

Parte deste compromisso deve ser obedecida pelos motoristas como respeitar as faixas exclusivas para pedestres, as ciclovias trafegadas por ciclistas, as velocidades máximas e mínimas de circulação pelas ruas, avenidas e rodovias, entre outros.

Por sua vez, os pedestres também devem cumprir com as leis estabelecidas ao circular pelas ruas, principalmente quando vão atravessar as mesmas, assim devem respeitar sua vez no cruzamento. Muitos acidentes de trânsito estão vinculados a isso, são pedestres que atravessam as ruas em lugares indevidos e por isso são atropelados pelos motoristas desprevenidos.

Elementos que agregam segurança

Dentro da segurança viária existem elementos que influenciam para melhorar o trânsito e a prevenir acidentes, tais como placas indicadoras que antecipam os cruzamentos ou curvas perigosas, além dos componentes dos próprios veículos como freios, faróis, airbag, cinto de segurança, entre os mais importantes.

Não usar celulares: os mesmos podem distrair

Não devemos deixar de lado a importância da atenção que devem ter os pedestres e motoristas. A ausência de atenção, principalmente quando os mesmos respondem mensagens ou atendem uma chamada telefônica têm sido a causa de vários acidentes de trânsito.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Segurança Viária. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/seguranca-viaria >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Segurança Viária